Viedma e Carmem de Patagones, Duas realidades separadas por um Rio

Postado por

Viedma e Carmem de Patagones são duas cidades divididas pelo Rio Colorado, o mesmo rio que divide a províncias Buenos Aires da província de Rio Negro. De um lado a tradicional cidade de Carmem de Patagones com suas construções Históricas e seus monumentos, de outro Viedma uma cidade nova e moderna.

viedma y carmem

Chegamos e fomos direto a beira do Rio Colorado, é uma via linda arborizada e com um gramado que convida a um pic-nic ou a um mate, o que se pode ver acontecendo facilmente no fim da tarde.

Viedma é a capital da Província de Rio Negro e é o tipo da cidade que convida a prática de esportes. Esta em constante movimento. Apesar de não ser uma cidade super populosa possuí todas as características de uma capital.

Como era verão muitas pessoas iam para lá, muitos vão praticar esportes, correr, caminhar ou simplesmente ficar sentados ao sol. No fim de semana essa via fica cheia também. Tem carrocinhas de comidas, que vendem desde panchos, a lula a milanesa e waffles.

viedma-y-carmem11No início da via existe um lindo chafariz e uma carcaça de um barco que esta atolado na beira do Rio. Hoje ele esta todo pintado e decorado, uma linda pracinha para as crianças, enfim essa rua é um charme e mostra muito do estilo de vida super saudável de Viedma. É quase impossível estar lá e não ter vontade de caminhar e se exercitar.

viedma y carmemO Rio Colorado além de ter uma beleza impar nos chamou muita atenção pelo seu movimento de maré, que é muito grande. Quando a maré está alta as águas do Rio chegam no limite da construção e quando está baixo esta realmente muitos metros abaixo. Como estamos mais perto dos polos o movimento de maré é assim, pode baixar dezenas de metros ou até centenas dependendo da região. Hoje em dia só não é tão discrepante pois é controlado através de diques de contenção.

 

viedma y carmem

Aqui é o Mirante criado em Homenagem a Batalha…

Do outro lado do Rio Colorado esta Carmem de Patagones, uma cidade mais bucólica que da os ares de Colônia del Sacramento, uma cidade extremamente importante na história da Argentina.

Pois foi lá que os Brasileiros tentaram invadir.

Engraçado é que apesar de estudar a história do Brasil enquanto estávamos no colégio nunca havíamos ouvido falar dessa Batalha.

Brincam que foi a primeira batalha Naval que foi ganha por quem não tinha sequer um barco.

Por volta de 1827, os brasileiros tentaram invadir a Argentina e naquela época não existia guarnição naquela região apenas os campesinos que moravam na redondeza.

viedma y carmem

Ta vendo o Rio Colorado lá atrás , então foi alí que atolaram os navios Brasileiros.

Em um determinado momento eles virão barcos se aproximando pelo Rio, e sem guarnição e exercito seria muito fácil para os Brasileiros tomarem a cidade, mas como não conheciam tão bem a região assim não sabiam como se portava realmente o Rio.

Em um determinado momento da travessia do Rio a maré baixou como 100 metros e os enormes navios brasileiros ficaram atolados. Nesse ponto os campesinos de Carmem de Patagones aproveitaram a situação e atacaram os barcos como puderam e conseguiram lograr exito em vencer a Batalha.

Dessa Batalha foram capturadas 7 bandeiras brasileiras, duas ainda estão em exposição na Igreja da cidade, nós que nunca havíamos ouvido falar dessa história nos pusemos curiosos para ver se as bandeiras eram realmente Brasileiras, e sim, são brasileiras da época do início da Republica.

Além de ser palco dessa incrível história, passear por Carmem de Patagones é passear pela história Arquitetônica, pudemos ver como eram as construções, as casas das famílias mais tradicionais de lá e ainda aproveitamos para tomar um banho de rio.

viedma y carmem

Augustin e Rodrigo

Foi lá em Viedma que Conhecemos duas famílias incríveis. Primeiro conhecemos Augustin, Paula e Francisco. Francisco é o filho do casal e com apenas 2 anos já mostra um incrível talento musical.

Augustin é triatleta e já foi participar do Iron Man em Floripa. Ele nos falou de El Espigón era a segunda pessoa que nos indicava ir para lá.

Sonia e Oscar mais dois grandes amigos.

Sonia e Oscar mais dois grandes amigos.

Seus vizinhos Sonia e Oscar são outra família incrível. O Oscar é nascido e criado em Carmem de Patagones, mora em Viedma a alguns anos e sempre trabalhou como oficial de juiz lá.

O mais incrível é que ele participou do processo que pela primeira vez conseguiu resgatar o dinheiro de uma Argentina que estava preso pelo Corralito.

viedma y carmemEm Viedma comemos as famosas empanadas argentinas, tomamos um pouco de vinho com Soda, fizemos amigos, falamos para a TV, atualizamos o site, fomos a uma aula de tango na praça do centro da cidade e nos divertimos muito.

Augustin que também tem uma pequeno motorhome nos convidou a ir com ele a Puerto San Antonio, uma praia onde vão quase todos os fim de semana.

viedma y carmemHasta Luego Augustin, Paula e Fran, que delicia de dias compartimos, Hasta Luego Oscar e Sonia obrigada pelas aulas de história que nos deram. Hasta Luego Carmem de Patagones e Viedma, que clima bom, além de tudo com pessoas super simpáticas. Ainda voltaríamos depois de El Espigón.

 

 

Veja mais fotos de Viedma e Carmem de Patagones aqui!

Se você leu esse post e conseguiu:

  • Se sentir a dentro de nossa Kombinet vivendo essa história com a gente;
  • Alguma dessas informações te foi útil
  • Se inspirar a fazer alguma coisa
Então clica no botão ao lado e nos faz uma doação. 

 

Blog Post Location

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *