PID – Permissão Internacional de Trânsito

Postado por

Fazendo a PID

Para fazer a nossa viajem de Kombinet que vai contornar o continente sul-americano, alguns documentos são necessários, tanto para nós os viajantes como para nossa Kombinet. Afinal não queremos chegar em uma fronteira e ter de perder nosso precioso tempo de viajem, resolvendo problemas burocráticos e de documentação, assim evitaremos grandes problemas. Dentro do Mercosul é mais tranquilo transitar entre as fronteiras e viajar, pois há acordos diplomáticos que permitem o trafego de veículos entres os países do bloco (clique aqui para saber quais são esses países).  Mas como faremos a maioria dos países do continente é essencial ter o pid – Permissão internacional para Dirigir – que é essencial e obrigatório nos países fora do bloco do Mercosul. Sempre é bom se precaver de todas as situações que possam causar desgastes, pois se tratar de uma viajem muito longa e com muitas fronteiras e serem atravessadas então documentos sāo fundamentais.

Esse documento é feito junto ao DETRAN, você deve conferir no site do DETRAN do seu estado como funciona na sua cidade, no nosso caso precisamos levar a nossa CNH e preencher o formulário, depois o DETRAN emite um boleto com uma taxa, que no nosso caso custou R$ 62,12 na cidade onde vivo Florianópolis, lembrando que varia de local para local. O prazo é de 10 dias para ficar pronto e tivemos que ir retirar o documento. (DETRAN-SC) Lembrando que dentro do território nacional esta permissão não vale como documento oficial.

Umas coisas importantes de lembrar é que essa permissão (pid) tem sua validade vinculada a sua carteira de motorista (CNH)  com isso se faltar 1 ano para renovar sua CNH você terá que renovar seu pid também, então a dica é: fazer seu pid quando renovar sua CNH assim você poderá usufrui-la por mais tempo. Outra informação útil é que por precaução sempre carregue sua CNH junto, pois alguns países podem solicitar ambos os documentos.

A nossa pid já esta na mão, e a sua pid?

Se você leu esse post e conseguiu:

  • Se sentir a dentro de nossa Kombinet vivendo essa história com a gente;
  • Alguma dessas informações te foi útil
  • Se inspirar a fazer alguma coisa
Então clica no botão ao lado e nos faz uma doação. 

 

Blog Post Location

Comentários 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *