Península Valdes e sua Cidade chamada Puerto Pirámides

Postado por
Mauro-e-rosita

Encontramos o Mauro em Puerto Madryn foi ele que nos ajudou a desatolar a Kombinet em Puerto San Antonio. Encontramos com ele na manha que acordávamos em madryn, eles voltavam de Puerto San Antonio. Fomos em sua casa , pudemos duchar, carregar as baterias, ficamos 2 dias.

Puerto Madryn é uma cidade a beira do Mar com atrações incríveis, mas o que mais queríamos ao chegar lá era tomar um banho. Já chegamos tarde então fomos buscar um lugar para dormir.

Mesmo sabendo que sua cidade era linda disse que havíamos passado por um lugar que não poderíamos ter perdido, Puerto Pirâmides localizada na Península Valdez. Segundo ele era um lugar incrível e sim deveríamos ver, não ficava muito longe e seu irmão morava lá.
A Península Valdez desde 1999 é Patrimônio Mundial declarado pela Unesco. E tem todos os louros para ser. Imagina te um lugar que é berçário de Baleias, Lobos Marinhos, Pinguins, onde se vem Guanacos e Añandus e ainda uma infinidade de pássaros, a Península Valdez é assim.

Decidimos então ir conhecer a Península Valdez e conhecer um pouco mais. E foi certo o que o Mauro e a Rosita haviam nos falados é um lugar incrível.

41_puerto_piramedes

Aprendemos que um dia o planeta era unido, existia a Pangea e pela força do movimento das placas tectônicas um dia se formaram as cordilheiras dos andes. O que antes era mar passou a ser terra firme. Uma coisa é aprender outra coisa é viver isso pessoalmente, conhecer a Península Valdez é caminhar em meio a história Geológica da Terra. Nos sentimos efémeros perto de tudo isso. Acaba sendo meio ilógico caminhar acima dos morros e encontrar fósseis de conchas, caranguejos e de vida marinha a tantos metros acima do Mar.

puerto piramedes

Dentro da Península existe uma pequena cidade que se chama Puerto Pirâmides e nela vivem fixas mais ou menos 600 pessoas. Mas nas épocas de temporada as cabanas se enchem, se for verão as praias ficam repletas de turistas.

Mas não pense que a temporada mais forte da Península é no Verão pois como dissemos a Península te oferece muito mais que as belezas de uma praia. Quase todos os meses do ano alguma coisa acontece por lá. O grande pico se concentra a partir de Junho onde as Baleias Francas enchem as duas baias que formam a península.

Puerto piramides

São aproximadamente 1800 baleias entre fêmeas adultas e filhotes. As baias são o berçário ideal para esses grande mamíferos poderem ter seu filhotes. Nos estivemos no verão então não chegamos a ver-las, mas nos contaram que são tantas que os barcos tem que desviar para não golpearem algumas delas. Além deste lindo berçário a Península é palco de outro ato incrível da Natureza. Por sua formação geográfica a Caleta se torna o cenário ideal para um santuário de Lobos Marinhos, que  estão aí para ter suas crias.

Quando os filhotes estão um pouco maiores e começam a entrar na água aparecem as orcas que entram nessa caleta e por ser muito profundo propicia que as orcas subam na costa para se alimentar dos pequenos filhotes. Isso acontece por meados de maio, são poucos lugares no mundo onde esse fenômeno acontece, a Península Valdez é um deles. Por muitas vezes canais como o National Geographic vieram registrar esse fenômeno. Não é uma das coisas mais focinhas do mundo ver a Orca saltar e comer os lobos.

puerto piramedes

Na península os animais estão ali. É parte de seu habitat natural. São selvagens, vivem como se o homem não existisse, interagem e levam seu ciclo natural em perfeita harmonia com o Homem. Cada um em seu espaço.

Na península os animais estão ali. É parte de seu habitat natural. São selvagens, vivem como se o homem não existisse, interagem e levam seu ciclo natural em perfeita harmonia com o Homem. Cada um em seu espaço.

Nos sentimos em um safari, não dos de caça pois esse não gostamos, mas aqueles que você sai em seu carro e passa em meio o habitat dos animais. Você vai recorrendo e ve famílias e mais familias de guanacos, lindos, curiosos e sempre que vem que você para o carro para sacar um foto te viram o traseiro. Além de Guanacos dezenas e mais dezenas de Añandus e como estão no seu habitat as vezes passam correndo pelo meio do caminho. Mais um motivo para se andar devagar. A primeira parada em nosso Safari particular foi a Pinguineira.

puerto piramedes
puerto piramedes

Casal de franceses que compraram uma kombi em Buenos Aires e estão viajando a argentina, recorremos juntos a península e até fizemos um almoço juntos.

puerto piramedes

Se você for recorrer a península esteja preparado pois são de 200km de rípio, que está em bom estado, ande devagar pois em alta velocidade você poderá perder o controle do carro e mesmo assim tenha cuidado, os animais podem atravessar em frente ao carro.

puerto piramedes

Quando chegamos no deck dezenas, centenas ou milhares de pinguins, lindos, adultos, filhotes, arrumando suas penas, dormindo e caminhando com seu típico passo com aquela linda pelagem que lembra um smoking. Fofinhos, engraçados, descendo o morro, para nadar os simplesmente deitar a beira mar. Estão tão acostumados a não serem perturbados pelo homem que se aproximam e ficam a menos de um metro de distância.

puerto piramedes

Para todo lado que se olha uma daquelas carinhas fofas. E a km de distâncias mais e mais pinguins, sabem que ali estão seguros e tranquilos, que podem levar sua vida na maior paz. É um lugar ideal para fazerem suas tocas, comerem e descansar.

Tocamos ficha e chegamos a Loberia, e quando pensávamos que não poderíamos ficar mais surpresos e eufóricos vimos que estávamos errados mais um vez. A  Loberia tem quilômetros de extensão e cada Lobo Marinho Macho fica com várias fêmeas ao seu redor, e cada fêmea com seu filhote. Eram centenas de animais vivendo sua vida tranquilos, nadando, comendo aproveitando que as orcas ainda não haviam chegado.

puerto piramedes

Seguimos em nosso caminho em direção a Loberia. Em um ponto do caminho estávamos ao lado de um falésia e ao parar o carro e olhar, ao longe Elefantes Marinhos, não um nem dois, quase uma dúzia, deitados tomando sol, e ao seu lado mais milhares de pinguins. Como se estivessem em um club aproveitando a água e o sol.

Além do Safari aproveitamos para fazer uma grande caminhada na Península e ir conhecer as Covas que existem lá. Pesquisamos para ver como seria a maré aquele dia, pois com a maré baixa se pode entrar nas covas, e saímos para caminhar.

São mais ou menos 5 km se você for por cima dos morros, e como queríamos ver se encontrávamos fósseis foi por lá que fomos. Na península Valdez além de conchas e caranguejos você pode encontrar dentes de Tubarões. Diz que os tubarões perdiam cerca de 10.000 dentes por ano, a cada vez que caçavam os por ficarem velhos mesmo iam caindo e dentes novos iam nascendo. Sempre pensamos que os dentes vinham do mar, mas não, eles estão em meio a areia dos morros e das falésias. Com a ação das chuvas eles vão se desenterrando e aparecem ou no solo ou caem para a beira da praia e depois somem com a ajuda do mar.

Não tivemos a sorte de encontrar nesse dia, e tudo bem pois tem pessoas que passam uma vida na península e não encontram e outros que tem olhos bons e encontram vários. Apesar de não acharmos nada a beleza da paisagem nos surpreendia a cada passo. Chegamos as covas e mais uma vez ficávamos abismados com tanta beleza. Covas imensas que agora com a maré baixa ficavam expostas e depois com a subida da maré submergiam. Pequenas poças entre as pedras que possuíam seu próprio ecossistema. Voltamos para a Kombinet, cheios de alegrias e memórias de tanta beleza e vida que havíamos visto.

puerto piramedes

O último dia que passamos lá nos dedicamos a passar um tempo com o Gianpiero, Andrea, Bruna, Carmela e Amadeo, A Clau, a Eli e a Lara . Duas Familias que nos receberam de braços abertos e permitiram que vivêssemos juntos experiências incríveis. Fomos a Parcelas uma das Praias da Península aproveitar o dia, e ai sim encontramos um dente de tubarão com a ajuda de olhos treinados de Andrea.

puerto piramedes

Fomos passar um dia ou dois por lá e ficamos quase uma semana, no penúltimo dia quando achávamos que já tinhamos vivido quase de tudo tivemos mais uma experiência incrível, nadar com lobos marinhos. Isso mesmo fomos fazer uma passeio que te leva pertinho de uma Loberia e lá você tem a possibilidade de entrar na água e nadar com eles. Foi tão incrível que decidimos fazer um post exclusivo sobre isso.

puerto piramedes

Fomos embora de Puerto Pirâmides, com a certeza de que não vimos tudo, que ainda havia muito a conhecer, as salinas, outros tantos sendeiros, as dunas e todo o lado norte da Península. Mas tinhamos que seguir viagem.

Fomos a Puerto Madryn, ficamos na casa do Mauro, e por sorte conhecemos ainda Martin Cofré um grande artista que trabalha com a Arte do Filete, um trabalho clássico de arte Argentina. Ele estava preparando sua primeira exposição de quadros. Um pessoa incrível, um artista impar e ainda Presidente do Kombi Club de Puerto Madryn.

Fomos embora pois tinhamos que ir mas com certeza tinhamos muito mais para ver. Hasta Luego Puerto Pirâmides, Gianpiero, Andrea, Bruna, Carmela e Amadeo, A Clau, a Eli e a Lara nossa nova família na Península. Hasta Luego Mauro, Rosita e seus filhos.  Martin Cofré e sua esposa Anahi. Hasta Luego Puerto Madryn. Lugares que tem seu lugar especial em nosso coração. Agora era Rumo ao fim do Mundo, Rumo Ushuaia.

Veja mais Fotos aqui!

Se você leu esse post e conseguiu:

  • Se sentir a dentro de nossa Kombinet vivendo essa história com a gente;
  • Alguma dessas informações te foi útil
  • Se inspirar a fazer alguma coisa
Então clica no botão ao lado e nos faz uma doação. 

 

Blog Post Location

Comentários 5

  1. Meus Queridos,
    Maravilhosa esta postagem.
    Saudades dos amigos, Andres, JeanPiero, Carmela,Bruma e Amadeo, beijos.
    Parabéns pelo site.
    Sigam com Fé e determinação.
    Mara

  2. Belíssima matéria e belíssimas imagens!!!
    Estive nesse paraíso a tempo atrás e pude testemunhar todo esse encanto de ver animais extraordinários tão de perto! Fiquei com o sonho de retornar algum dia para aproveitar melhor!! Gostaria de compartilhar um video das baleias em puerto madryn que tive a felicidade de filmar de um Drone a partir da praia.
    https://youtu.be/VFPxTMdJSd4

    1. Olá Fabrício, a Península Valdéz é assim mesmo, mostra a vida animal assim como ela é. Ou melhor como está. Sabes que de toda Argentina deixei um pedacinho do meu coração lá. Como tu, vou voltar. Quem sabe temos a sorte de nos cruzar por lá.
      P.S.: Ainda vamos ter um drone hsuahsau, faz lindas imagens né!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *