Pegando o Touro pelo Nariz – Los Queñes

Postado por

Pegando o Touro pelo Nariz – Los Queñes

ganaderia-

Passamos três dias registrando o trabalho realizado em uma Ganaderia no interior do Chile, em um povoado chamada Los Queñes. Ele fica localizado a poucos quilômetros de Curico a cidade onde compramos as correias de reposição.

ganaderia-27Se alguém perguntasse se algo desse tipo estava planejado, nós certamente diríamos que não, o que mais queríamos naquele momento era ir para praia, mas depois daquele convide seguimos em direção ao campo, ou melhor as Cordilheiras.

Los Queñes fica numa área de pre-cordilheira e era para lá que desceriam mais de 700 cabeças de gado naqueledia. Dormimos no ponto que combinamos de nos encontrar, assim não perderiamos o horário e no outro dia seguimos um dos caminhões que buscava o gado da fazenda.

ganaderia-02O primeiro dia registramos o trabalho dos peões. Esse é um trabalho pesado, que exige muito fisicamente e mentalmente. Conhecemos todos eles, mas por Don Juan em particular nos afeiçoamos muito .

ganaderia-24

Conhecemos o Don Juan no auge dos seus 74 anos, correndo e separando o gado como se fosse um garoto de 20 anos. Ele se dedica em tempo integral a viver com o gado na montanha. Um amigo que vamos levar pra sempre em nossos corações

Ele trabalha na base do processo, vive com o gado na cordilheira, ele e os animais. Foi um escolha que fez quando sua esposa faleceu, como não tinha filhos resolveu dedicar sua vida aos animais.

Aqui nessa Ganaderia que conhecemos, no fim do inverno o Gado é levado para cima da cordilheira para  aproveitar o pasto e no fim do verão o processo é ao contrario, é preciso baixar o gado, para só então separar e mandar para outras pastagens.

ganaderia-15Como falamos foram três dias de convívio intenso, tomamos café, conversamos. Nós fazíamos o trabalho de registrar eles apartar o gado. Comemos churrasco e conhecemos a famosa Cazuela de Cordeiro, tomamos mate, vinho e cerveja. Contamos causos e ouvimos uma gostosa moda de viola chilena, tudo a beira de uma linda fogueira.
Foram dias inesquecíveis que palavras custam a representar. Só mesmo as imagens que guardamos desses momentos quem sabe representem um pouco das emoções que vivemos lá. Imagi
nem que até pegar um touro pelo nariz o Rodrigo pegou.

ganaderia-2Foi um prazer poder ser convidado para esse momento. Um prazer poder ter compartilhado tudo isso com o Ismael e todo seu pessoal, aqui deixamos nossa saudade e nossos mais sinceros agradecimentos. Hasta Luego Los Queñes, quem sabe no final de algum verão estamos de novo por aí.

>>> Click aqui para ver mais fotos de Los Queñes <<< 

ganaderia-1

 

Se você leu esse post e conseguiu:

  • Se sentir a dentro de nossa Kombinet vivendo essa história com a gente;
  • Alguma dessas informações te foi útil
  • Se inspirar a fazer alguma coisa
Então clica no botão ao lado e nos faz uma doação. 

 

Blog Post Location

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *