A Lenda do Calafate

Postado por

Calafate é uma frutinha que da de um arbusto lá na patagônia, dai o nome da Cidade El Calafate. É um fruto muito popular na Patagônia e dele são feias geléias usadas no recheio de alfajores, tortas e uma infinidade de coisas. É muito popular pelo se sabor e também por fazer parte de uma superstição local.

images-2Uma das lendas que deu origem a essa crendice diz que nessa região existia uma tribo que no inverno saia ao norte para caçar. Em uma dessas viagens havia uma anciã que estava fraca demais para ir, então ela disse que não se preocupassem pois iria ficar, eles deveriam ir e que deveriam voltar com comida, ela ficaria bem. Construíram uma cabana e colocaram muito alimento. Ela disse que não se sentiria sozinha pois as aves ficariam para lhe fazer companhia.Quando sua Tribo voltou do norte encontrou a ancião viva, mas triste pelo tempo de solidão. O que aconteceu foi que com a chegada da neve todos foram embora e ela ficou sozinha. Nem os pássaros ficaram. Então ela profetizou que ao morrer viraria um arbusto que daria umas frutinhas e assim mesmo no inverno ainda os pássaros estariam ali e assim nunca mais ninguém ficaria sozinho.

Existe outra lenda, esta conta que em uma Tribo que habitava aquela região existia uma índia, um dia ela se apaixonou por um marinheiro que havia chegado naquelas terras. Ele também se apaixonou por ela e por algum tempo os dois viveram uma linda história de amor, mas chegou a data da partida e o marinheiro voltou para o Norte.

A índia que havia ficado, não se consolava em não ter mais seu amado. Sofreu muito pelo amor que havia partido sem saber se voltaria, a tristeza foi tanta que ela morreu e onde a enterraram nasceu um arbusto. Os frutos roxos que nasciam desse arbusto funcionavam como um encantamento em quem comia, pois ficava tão apaixonado pelo lugar que votaria. Mesmo sendo um estrangeiro, mesmo que voltasse a seu país de origem, não esqueceria da Patagônia e um dia teria que voltar, assim nenhuma índia jamais sentiria a mesma tristeza dela.

A primeira lenda nos parece mais romântica do que um encantamento, mas a questão é que as duas dizem que quem a come o Calafate volta a visitar a Patagônia, então se você quiser voltar um dia por via das dúvidas é melhor comer.

Como queremos voltar sempre procurávamos, até encontrar na entrada do Parque Nacional Tierra del Fuego, não foram muitas, mas a lenda também não diz que precisa ser um montão pra funcionar. Tierra del Fuego, comemos Calafate e voltaremos, com certeza. As pessoas que moram no Ushuaia são muito acolhedoras e fizemos muitos amigos aí. Foi muito legal ter essas experiências e voltar é muito mais que ver tudo mais uma vez, é na verdade reencontrar bons amigos.

Se você leu esse post e conseguiu:

  • Se sentir a dentro de nossa Kombinet vivendo essa história com a gente;
  • Alguma dessas informações te foi útil
  • Se inspirar a fazer alguma coisa
Então clica no botão ao lado e nos faz uma doação. 

 

Blog Post Location

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *